Se você é um fã dos videogames clássicos, certamente conhece o Crash Bandicoot, o famoso marsupial que protagonizou alguns dos jogos mais icônicos da história. Uma das coisas mais interessantes sobre essa figura é o fato de que ela se tornou um ícone cultural, sendo amada por muita gente de diferentes gerações.

Se você é um desenhista em busca de novos desafios e quer aprender a desenhar esse personagem, bem como outros de sua grande galeria de vilões e aliados, continue lendo este tutorial passo a passo.

Vamos descobrir juntos como criar um desenho caprichado e cheio de personalidade, que pode vir a ser um grande trunfo na sua jornada artística.

1 - Preparando-se para desenhar

O primeiro passo para desenhar o Crash Bandicoot consiste em estudá-lo a fundo. Isso significa que você deve buscar imagens da internet, no próprio site do jogo ou mesmo em figuras de ação do personagem. De preferência, escolha algo que mostre o personagem de diferentes ângulos, assim você terá uma noção mais precisa das suas formas.

Além disso, tenha em mente que é importante escolher o material certo para desenhar. Você pode optar por um lápis comum ou por uma caneta, dependendo do seu gosto pessoal, mas é válido lembrar que essa escolha pode ter influência sobre o efeito que você quer dar total ao desenho.

2 - Desenhando o esboço

Com as referências em mãos e o material escolhido, é hora de começar a desenhar. O primeiro passo é criar um esboço “limpo” do personagem, ou seja, com poucos detalhes, apenas para definir as formas básicas.

Utilize seu lápis ou caneta para fazer um círculo que represente a cabeça do Crash. Em seguida, faça um traço que divida a cabeça a meio, marcando a posição do nariz. Faça um pequeno traço em cada um dos dois lados dessa linha, para representar os olhos e, abaixo destes, marque uma linha que represente a boca.

O próximo passo deve ser a elaboração do corpo do Crash Bandicoot. Comece com um oval para a parte superior do corpo, e em seguida um oval maior para a parte inferior. Depois disso, faça dois traços que se cruzam na parte da frente do personagem, tomando todo o caminho, para que você possa ter a noção correta do posicionamento dos braços. Para marcá-los, desenhe linhas retas que, quando estendidas, alcancem os braços do Crash.

Enfim, comece a definir as linhas secundárias do desenho do Crash, que são os principais detalhes. No caso, são as orelhas, os olhos, o nariz, a boca, as mãos e seus sapatos característicos. Observe atentamente as imagens de referência para ter a melhor noção de proporção e de como deve ficar cada detalhe.

O segredo aqui é não ter pressa. Reserve um tempo para fazer esse esboço com tranquilidade, tendo certeza de que as proporções estão corretas antes de seguir em frente.

3 - Fazendo as sombras e os tons

Agora que você já desenhou o esboço do personagem, é hora de definir as sombras e os tons que vão dar mais realismo à sua arte. Para isso, é preciso ter uma noção mais precisa da iluminação e de como ela incide sobre o Crash.

Ao desenhar sombras, é bom lembrar que a luz do sol incide em um ângulo, e isso leva à criação de sombras diagonais. Portanto, é preciso planejar como desenhar cada uma das sombras, usando linhas diagonais para esse efeito.

4 - Finalizando o desenho

Complemente o desenho do Crash Bandicoot, adicionando os detalhes da pelagem, das roupas, dos olhos e do cenário de fundo que você escolheu para o desenho.

Como último passo, é bom que se finalizem os trabalhos, apagando as marcações e linhas que não fizeram parte do desenho final, para que o resultado seja realmente bonito e profissional.

Conclusão:

Desenhar o Crash Bandicoot é uma atividade prazerosa e divertida, que exige paciência e persistência, mas que pode ser muito gratificante no final.

Com esse tutorial passo a passo, você aprendeu a desenhar esse icônico personagem de videogame, mas também aprendeu a observar detalhes, ter um senso crítico, e aprimorar suas técnicas de desenho.

O importante é sempre lembrar que cada criação é única e deve ser respeitada, mesmo que nas primeiras tentativas o resultado não tenha sido o desejado, o importante é sempre continuar praticando.